domingo, 24 de abril de 2011

pascoa

A semana está acabando e domingo já é Páscoa. Todos já estão se acabando de comer ovos?
Vamos ao motivo real do post!
Eu lembrei que meu blog andava desatualizado, sem saber no que postar, fiquei pensando nos ovos que não ganhei – daí veio a idéia do post. Por que dar ovos de chocolate na Páscoa?
Confesso que, em alguma época da minha vida alguém tinha me dito algo sobre mas… pra variar eu esqueci.
Tanto para os judeus quando para os cristãos, a Páscoa representa uma época de esperança de uma vida nova. Assim, dentro do contexto de vida nova, tem-se o coelho, animal que se reproduz muito rápido e em grandes quantidades e os ovos, que estão inseridos na idéia de fertilidade e vida nova.
No fim do século XVII, a figura do coelho foi inserido na Páscoa no continente Americano por imigrantes alemães.  Já os ovos foram inseridos por outro contexto: em várias culturas do Mediterrâneo era comum dar as pessoas ovos decorados e tingidos de diversas formas,  em geral essas manifestações ocorriam para comemorar a chegada da primavera. Duzentos anos mais tarde, culinaristas franceses criaram os primeiros ovos de chocolate para comemorar tal data.
A manifestação foi difundida pelo mundo todo e, até hoje contribui para a felicidade de muitos viciados em chocolate.
Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário